O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um dos recursos para o autoconhecimento, que possibilita identificar de que forma somos afetados pela nossa história de vida e pelo mundo que nos rodeia. O vínculo terapêutico é uma forma de aprender mais sobre si mesmo, de lidar com sofrimentos e conflitos, gerando novas oportunidades e conexões.

A relação terapêutica acontece em encontros presenciais e em um espaço protegido. Isso propicia uma troca sigilosa, baseada em acolhimento e princípios éticos, para que as dificuldades possam ser expostas e superadas dando fluxo ao desenvolvimento pessoal.

É importante salientar que o terapeuta não detém as “respostas prontas”, mas, dada a sua formação e disponibilidade de escuta, pode auxiliar o cliente na busca de encaminhamentos para suas questões mais íntimas. Certamente, as soluções mais importantes já estão dentro de cada um, e compete ao terapeuta, que é uma espécie de “companheiro de viagem”, ajudar o cliente a tomar consciência delas.

Este processo não tem prazo definido e pode ser realizado de várias formas, conforme a abordagem escolhida pelo cliente.